PERGUNTAS FREQUENTES


1. Quem pode apresentar trabalho no Simpósio de Integração Acadêmica - SIA?
O SIA é aberto para inscrição de estudantes do ensino médio, de graduação e de pós-graduação. Aqueles que fazem ou fizeram parte de um programa de iniciação acadêmica (ensino, pesquisa ou extensão), nos quais seja exigida a apresentação dos resultados no SIA são obrigados a apresentar trabalho nas formas oral e painel (no campus UFV Viçosa apenas na forma painel, excepcionalmente neste ano).


2. Como conseguir a dispensa da apresentação de trabalho no caso de bolsista ou ex-bolsista?
A Comissão Organizadora do SIA é responsável somente pela logística da apresentação dos trabalhos. As coordenações dos programas de iniciação acadêmica é que podem dispensar ou não o estudante.


3. Como fazer a inscrição de estudantes que já concluíram a graduação e que são obrigados a apresentar trabalho?
O estudante deverá enviar um e-mail para sia@ufv.br, informar nome e matrícula para que seu nome seja incluído no sistema e ele possa se cadastrar.


4. Como estudantes de outras instituições devem proceder para fazer a inscrição?
Os estudantes podem acessar o sistema e fazer sua inscrição. Terão um prazo, informado pelo sistema, para efetuar o pagamento. Caso não o faça no prazo estipulado, a inscrição é automaticamente cancelada.

5. Como é feita a inscrição dos bolsistas BIC JR de outras instituições?
O estudante deverá acessar o sistema como "externo", lançar o trabalho e gerar o boleto de pagamento. Em seguida encaminhar um e-mail para sia@ufv.br solicitando isenção da taxa de pagamento, que será liberada automaticamente.


6. Como é feita a verificação do resumo pelo orientador dos estudantes externos?
O sistema ainda não possibilita esta funcionalidade. Desta forma, após a submissão do resumo pelo estudante externo, o mesmo será encaminhado diretamente para as comissões de avaliação (ensino, pesquisa ou extensão) da UFV de áreas de conhecimento afins.


7. Quantos trabalhos podem ser inscritos por pessoa?
Como primeiro autor, somente um, mas como segundo, terceiro ou mais não há limitação.


8. Docentes podem se inscrever com apresentação de trabalhos?
Somente no seminário de experiências de ensino.


9. Estudantes da UFV podem se inscrever em quaisquer campi ou somente no que está matriculado?
O bolsista terá que se inscrever no campus que está matriculado. Demais estudantes podem se inscrever em qualquer dos campi, arcando com os custos inerentes ao seu deslocamento.


10. Como é emitido o certificado de participação no SIA?
O participante deverá entrar no site do Simpósio e clicar no ícone "Emissão de Certificados". Digitar o CPF e o certificado estará disponível (desde que as exigências tenham sido cumpridas).


11. Como acompanhar a avaliação dos trabalhos pelo(a) orientador (a) e pelas comissões departamentais?
O estudante deverá acessar o sistema e verificar a avaliação recebida, observando os prazos de tramitação e de correção dos resumos.


12. O que fazer para alterar a ordem dos autores em um trabalho já cadastrado?
Se a ordem alterar o primeiro autor, o trabalho deverá ser cancelado e lançado novamente. Se não houver alteração do primeiro autor, basta cancelar todos os membros da equipe e cadastrá-los novamente.


13. Como baixar e obter cópia do resumo inscrito no SIA?
Após a apresentação dos trabalhos no Simpósio, entrar no site do sistema, clicar no ícone ANAIS e buscar o resumo pelo ano de apresentação, que aparecerão os resumos ordenados por ano.


DÚVIDAS E INFORMAÇÕES


Para esclarecimento de dúvidas e demais informações, entre em contato com a comissão pelo e-mail:

Campus Viçosa: sia@ufv.br

Campus Florestal: siacaf@ufv.br


Campus Rio Paranaíba: siacrp@ufv.br